Portalegre

Venha Pintar o Plátano com Helena Almeida em Portalegre

Ver artigo

Quem visita o centro da Cidade de Portalegre, não pode deixar de ficar indiferente à grandiosidade de umas das árvores mais conhecidas do nosso País. O Plátano de Portalegre. É este monumento natural que vos vamos dar a conhecer, através da pintura. Uma forma de celebrar, preservar e divulgar este verdadeiro tesouro natural.

A atividade desenvolve-se no centro da Cidade de Portalegre, no Rossio, e consistirá em retratar o Plátano de Portalegre numa tela que levará consigo no final da atividade.

Serão abordadas as técnicas básicas de pintura a aguarela e de desenho com e sem moldes.

Passe um dia na vinha no Monte das Cortês em Alegrete, Portalegre

Ver artigo

Bem lá no alto da Serra de S. Mamede, acima de 600 metros de altitude fica a vinha de onde nasce o vinho “Casa do Alegrete”. São 60 ha de vinha no Monte das Cortês, um terreno de xisto em plena encosta da serra que em 2003 ganhou uma nova vida. Este é o desafio que lhe propomos. Venha descobrir porque é que João Torres Pereira e a sua família se apaixonaram pela vinha e pelo Alentejo.

No Monte das Cortês, terá a oportunidade de participar nas atividades de cultivo da vinha que alteram consoante a altura do ano. A partir de Novembro até Fevereiro, participe na poda das videiras. O desladroamento ou seja retirar os ladrões ( que são pequenas folhas) do tronco da Parreira inicia-se em Abril e vai até Julho. E por fim, no culminar de todo um ano de trabalho, teremos as vindimas em finais de Agosto e Setembro.

Apresentamos o restaurante Tomba Lobos em Portalegre

Ver artigo

Conta-se que durante a guerra civil espanhola, devido à fome que assolava o País vizinho e que atormentava todos os seres vivos, os lobos atravessavam a fronteira e embrenhavam-se nas matas da Serra de S. Mamede, acercando-se das povoações e dizimando rebanhos de ovelhas e varas de porcos. Os homens tiveram então de se organizar para os abaterem e ao mais valente, aquele que os liderava, foi dado o nome de Tomba Lobos.

Foi na tradição que José Júlio Mendes Vintém se inspirou quando escolheu o nome para o seu restaurante e foi também a tradição que lhe forneceu as receitas gastronómicas às quais ele acrescentou criatividade e intuição q.b., respeitando sempre a sabedoria secular.

O resultado é surpreendente. De entre os manjares que fazem parte da lista, desde a sopa de peixe do rio, ao achigã no sal, ao coelho em coentrada com avelãs, ás costeletas de borrego com arroz de farinheira e ao lombo de javali com puré de castanha, só para citar alguns e adoçar o apetite, há-de haver certamente um prato que agradará ao visitante.

Convento da Provença em Portalegure oferece verdadeiros momentos de repouso e de sossego

Ver artigo

Situado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede e no centro do Triângulo Turístico do Norte Alentejano (Castelo de Vide-Marvão-Portalegre), o Convento da Provença enquadra-se num ambiente campestre onde a tranquilidade e o silêncio oferecem verdadeiros momentos de repouso e de sossego.

Classificado como Imóvel de Interesse Municipal, o Convento da Provença emerge no sopé da Serra de Frei Álvaro, num local que garante magníficas vistas sobre a planície e para a serra onde pontuam sobreiros e oliveiras, num cenário calmo e acolhedor que combina aspectos históricos, naturais e religiosos com todo o conforto e as comodidades essenciais para uma estadia inesquecível.

Escapadelas o site com as melhores escapadelas