Autarquia e Região de Turismo de Évora lançam Rota dos Sabores Tradicionais em clima de festa
Mostrar que em Évora se come bem, desde os pequenos aos grandes restaurantes” e projectar o nome da cidade e do concelho como “pólo de excelência gastronómica” são, segundo disse ao presstur.com o presidente da edilidade, José Ernesto d´Oliveira, os objectivos da Rota dos Sabores que vai animar a região nos próximos cinco meses.
Évora cidade: “O nosso objectivo foi organizar uma iniciativa que projectasse o nome da cidade de Évora e do seu concelho e que atraísse aqui um número significativo de visitantes que, para além de contactarem de perto com o nosso património construído, também conhecessem aquele que é o nosso património cultural, nesta sua componente dos sabores e da gastronomia”, afirmou disse José Ernesto d´Oliveira, em declarações à agência presstur.com, acrescentando que “Évora, nacional e internacionalmente reconhecida como Património da Humanidade, é também um pólo de excelência gastronómica”.
Deste modo, até ao próximo mês de Maio, Évora torna-se na capital dos sabores tradicionais alentejanos, com 29 estabelecimentos a servir especialidades da região, mais três do que no ano passado, nomeadamente a pastelaria Conventual, a cafetaria-pastelaria O Fidalgo e a pastelaria conventual Pão de Rala, com preços a partir dos sete euros por prato.
José Ernesto d´Oliveira explicou que a organização não quis atribuir à Rota dos Sabores a tipologia de concurso, porque iria “introduzir elementos de competição que não são os mais indicados”, mas também porque tem porque “acima de tudo procura generalizar a qualidade e mostrar que em Évora se come bem, desde os pequenos aos grandes restaurantes”.
Évora: campo megatítico - O lançamento desta iniciativa ocorreu no passado fim-de-semana, tendo-se iniciado no sábado com uma visita ao hotel Convento do Espinheiro, seguida de um cocktail que contou com a presença do professor José Hermano Saraiva que qualificou a cozinha alentejana como “a mais característica de Portugal”.
“Esta é a terra do pão e do caldo, sendo que o pão continua a ser o rei desta região desde a ocupação romana”, defendeu o historiados.
Depois teve lugar um jantar no restaurante “Divinus” daquela unidade, com uma ementa à base de produtos regionais.
No domingo seguiu-se uma visita à paisagem megalítica de Évora, seguida de um almoço regional no restaurante “Divor”.
Nesta terceira edição da Rota dos Sabores, à semelhança das anteriores, cada mês é dedicado a um tema gastronómico diferente. Janeiro é o mês da caça, Fevereiro o do porco, Março o das sopas, Abril o do borrego e Maio é dedicado à doçaria conventual.
Ao longo destes cinco meses, os visitantes de Évora podem degustar de especialidades alentejanas como a sopa de tomate, de cação, de beldroegas, ensopado de borrego, borrego assado no forno, migas de pão com carne de porco, burras (bochechas de porco) assadas no forno, arroz de lebre, perdiz estufada, coelho bravo com arroz, sericá, pão de rala, encharcada, entre muitas outras.
A Rota dos Sabores Tradicionais não traz nenhuma alteração ao nível dos preços oferecidos pelos estabelecimentos envolvidos, “até porque a essência da iniciativa é mostrar que a qualidade da gastronomia alentejana é inerente ao dia-a-dia, é algo que se respira em Évora e que se consome naturalmente”, disse o autarca da cidade, para quem “no Alentejo se criou a melhor cozinha do mundo e esta Rota dos Sabores Tradicionais que congrega uma boa parte dos restaurantes do concelho de Évora é prova disso”.
A Rota dos Sabores Tradicionais é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora e insere-se no âmbito da Campanha “Alentejo à Mesa” da Região de Turismo de Évora.
Fonte: Presstour | Reserve alojamentom em Évora via booking.com