Borba na rota dos Solares de Portugal - Casa do Terreiro do Poço uma viagem pelo Mundo
A TURIHAB – Solares de Portugal quer, cada vez mais, diversificar a sua oferta, assentando num Turismo de qualidade, genuíno, mas em que a novidade seja uma característica fundamental de cada visita e de cada passagem. Assim, a Casa do Terreiro do Poço, em Borba, integra, agora, a rede Solares de Portugal.
Incluída no circuito “A Rota dos Vinhos” dos Solares de Portugal, a Casa do Terreiro do Poço é uma nova proposta de turismo, com o objectivo de que o turista vá ao encontro do que melhor oferece aquela zona alentejana.
A casa, referida no Inventário Artístico de Portugal pelos seus frescos e pinturas murais, está em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público. É uma construção do século XVIII, composta por três corpos principais, que integram a fachada principal e duas casas contíguas, formando um conjunto arquitectónico singular. A verdade é que quem visita a casa faz um verdadeiro percurso por três diferentes continentes. E aqui reside a novidade. Quem aqui permanece, sente-se numa verdadeira “aldeia global” do lado de cá do Atlântico, em que o Mundo parece a seus pés. É uma viagem histórica sem sair do centro de Borba.
A decoração, quer das salas, quer dos quartos, assenta numa simbiose perfeita entre o clássico e o contemporâneo, convivendo tranquilamente cómodas portuguesas do século XVIII com cadeirões orientais e mesas africanas. Num ápice, os hóspedes saem da Europa, para entrar em África, mas já com destino marcado para a Ásia. Trata-se, sem dúvida, de uma decoração ousada e curiosa, que pretende, sobretudo, que quem visita a casa sinta o bom gosto e o requinte das Casas Senhoriais Portuguesas, sem nunca esquecer as raízes locais e a herança secular, características dos Solares de Portugal.
A Casa tem um pequeno pomar de citrinos e uma também pequena horta biológica concebida como se de um jardim clássico se tratasse. Um espaço tranquilo, com canteiros delimitados por sebes talhadas e com um tanque ao centro que convida ao repouso. Em contraste, a cor foi usada de forma arrojada, quer nos interiores, quer nos exteriores: na zona envolvente à piscina, foi usado um tom sangue de boi que realça o verde das árvores e trepadeiras. E, alguns quartos e salas foram pintados de azul anil, de verde seco e de ocre, tudo isto rematado por pisos em xisto cinzento e ferrugem e portas antigas de madeira encerada com ferragens de época.
A Casa do Terreiro do Poço está integrada nas Casas Antigas, tipo A, dos Solares de Portugal. Tem seis quartos (três duplos e três twins) e dois apartamentos para duas pessoas. Uma noite, por pessoa, custa 55 Euros.
Site: Solares de Portugal