Descubra o Convento do Carmo em Lisboa
Descubra o Convento do Carmo em Lisboa. O Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo foi construído por ordem do Condestável D. Nuno Alvares Pereira em 1389 em terrenos adquiridos ao Almirante Pessanha e à irmã do Condestável, D. Beatriz, obtendo para esse efeito a devida licença papal de Urbano VI.
A 1 de Julho é lançada a primeira pedra que devido ao solo arenoso e à escarpa instável levou ao consequente desmoronamento dos alicerces por duas vezes.
O convento construído no século XIV foi destruído a 1 de Novembro de 1755 com o terramoto, seguindo-se um incêndio.
Para assinalar o trágico acontecimento, o convento não foi propositadamente reconstruído. A extinção das Ordens Religiosas em 1834, converteu-o em estância de madeira e em depósito de detritos, para em 1836 se reabilitar o edifício e aí se instalar a Guarda Municipal.
Em 1864, o convento do Carmo transformou-se na sede da Real Associação de Arqueólogos e Arquitectos Portugueses, onde actualmente se encontra, mas com a nova designação de Associação dos Arqueólogos Portugueses.
Uma parte do antigo convento é ainda ocupado pela Guarda Nacional Republicana, local onde se deram os principais acontecimentos do 25 de Abril de 1974.
Localização: Largo do Carmo, Freguesia: Sacramento, Lisboa | Data: Século XIV