Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012

Ver artigo
Em 2012 Guimarães acolhe um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança, artes de rua. Em Guimarães vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, a cidade será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura é um projecto catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente, que tem a cultura, na sua mais ampla acepção, como motor dessa transformação. Visa aumentar a qualidade de vida, contribuindo para a regeneração urbana, social e económica da cidade, promovendo transversalmente o acesso à cultura e valorizando o território e o património colectivo. A vertente material do projecto, que se concretiza num vasto e ambicioso programa de regeneração urbana, já em curso sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães, complementa o desígnio de valorização do capital simbólico da cidade e das suas gentes, o qual preside à programação da Capital Europeia da Cultura.

Tendo como objecto as inúmeras potencialidades que Guimarães oferece, considerando simultaneamente a sua dimensão histórica e a sua tradição viva, o programa cultural de Guimarães 2012 constrói-se sobre quatro tempos, quatro ritmos, quatro pulsações – a que correspondem quatro áreas de programação:Cidade, Comunidade, Pensamento e Arte, sendo que esta última se desdobra em quatro disciplinas: Música, Artes Performativas, Arte e Arquitectura e Cinema e Audiovisual. Cada um destes caminhos materializa-se em projectos pertinentes quanto ao conceito, diversificados quanto ao objecto e inovadores quanto ao processo e quanto ao legado.

Site: Capital Europeia da Cultura 2012
 


Escapadelas o site com as melhores escapadelas