Óbidos é uma das mais bonitas e bem conservadas vilas medievais portuguesas amuralhadas

Ver artigo

Óbidos é uma das mais bonitas e bem conservadas vilas medievais portuguesas amuralhadas, valorizada nestes últimos anos por um bem concebido programa de animação que inclui o Festival do Piano, Feira Internacional do Chocolate, Cidade Natal e o Mercado Medieval.

Éuma vila portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, fazendo parte da Região de Turismo do Oeste, Distrito de Leiria, com cerca de 3 300 habitantes. É sede de um município com 142,17 km² de área e 11 772 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste e leste pelo município das Caldas da Rainha, a sul pelo Bombarral, a sudoeste pela Lourinhã, a oeste por Peniche e a noroeste tem costa no oceano Atlântico.

Ao contrário do que se possa pensar, o nome Óbidos não deriva da parónima óbitos, mas sim do termo latino oppidum, significando «cidadela», «cidade fortificada». Nas suas proximidades ergue-se a povoação romana de Eburobrittium.

Terá sido tomada aos Mouros em 1148, e recebido a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I. Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, designadamente Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I), Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II), entre outras.

Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, anteriormente chamado de Caldas de Óbidos (a mudança do determinativo ficou a dever-se às temporadas que aí passou a rainha D. Leonor).

Reserve alojamento em Óbidos via Booking.com


Escapadelas o site com as melhores escapadelas