Porto lidera top 10 de destinos europeus da Lonely Planet
Uma "vibrante capital da artes" numa "pitoresca" região de vinhos. São atributos que levaram a Lonely Planet a eleger o Porto e o Vale do Douro para um top 10 de destinos na Europa que os viajantes devem visitar "agora mesmo".
São descobertas para quem procura ir além do óbvio e das grandes cidades europeias que fazem parte dos planos da maioria de viajantes (casos da Londres pós-olímpica ou da Amesterdão majestosamente renovada). E, nesse mapa europeu dos turistas que procuram o "nível seguinte", a Lonely Planet (LP) não tem dúvidas: o Porto é um dos dez destinos que os viajantes pelo continente europeu devem visitar "agora mesmo".
"Outrora uma cidade ribeirinha sonolenta mais conhecida pelos seus vinhos fortificados, o Porto emergiu como uma vibrante capital das artes." É assim que começa a apresentação do Porto e Vale do Douro no artigo publicado no site da LP. Assinado por Andy Murdock, editor digital para os EUA da célebre casa de guias de viagem, o top resulta, informam, das contribuições de "editores, autores e especialistas locais" da LP.
Para a eleição do Porto contribuem, particularmente, o ambiente e espaços culturais da cidade: "na vanguarda da cena artística boémia da cidade", referem, "está a linha de galerias da rua Miguel Bombarda", particularmente "animada durante as inaugurações simultâneas, quando novas exposições e concertos de rua criam um ambiente festivo".
Serralves é outra jóia da coroa, graças às mostras "inovadoras" do Museu de Arte Contemporânea, tal como a Casa da Música, onde a música não pára durante todo o ano, "incluindo concertos ao ar livre no Verão"...
O top da LP completa-se com Budapeste (Hungria), Norte da Islândia, Cinque Terre (Itália), Morávia (República Checa), Berna (Suíça), Marselha (França), Croácia, Irlanda do Norte, Copenhaga (Dinamarca).
“Nesta sua selecção, a Lonely Planet privilegiou as cidades que, tal como o Porto, oferecem cultura, história e aventuras outdoor, fora do circuito das cidades mais populares europeias e é para nós um enorme orgulho ver o Porto e a região do Douro figurar em primeiro lugar na lista”, avançou Helena Gonçalves, directora executiva da Associação de Turismo do Porto, acrescentando que “são distinções internacionais como esta que aumentam a visibilidade do destino e fazem crescer anualmente o numero de visitantes estrangeiros”.
De referir que a Associação de Turismo do Porto apoiou, durante todo o mês de Maio, a equipa da Lonely Planet na actualização do seu guia referente ao Porto e à região do Vale do Douro, estando prevista para breve uma press trip para a revista Lonely Planet Traveller, tendo como objectivo a publicação de um artigo com cerca de 10 páginas sobre a região do Porto e Norte de Portugal.
Fontes: Fugas | PR Wave | Lonely Planet (inglês) | Reserve alojamento no Porto via booking.com