Portugal nas boas graças dos turistas estrangeiros
Portugal transformou-se num dos destinos turísticos europeus que estão na moda. Assim confirmam os dados de reservas efectuadas na eDreams, agência de viagens de voos online. As reservas de voos efectuadas em todo o continente para estas férias de Verão e que têm como destino Portugal aumentaram em 36% relativamente a 2013. Também os portugueses valorizam cada vez mais o turismo interno, elegendo Portugal como destino preferido para o verão de 2014. Londres continua a ser a primeira opção dos portugueses no estrangeiro.
Segundo os mesmos dados, franceses, ingleses, italianos, espanhóis e suíços são os europeus que mais visitarão Portugal nos meses de Julho e Agosto. As grandes cidades como Lisboa e Porto lideram as preferências, mas também destinos de praia como o Algarve (Faro), Madeira (Funchal e Porto Santo) e os Açores (Ponta Delgada, Terceira, Pico e Flores) ganham terreno nos meses mais quentes do ano. Estes turistas têm programado maioritariamente viagens de entre uma a duas semanas.
As reservas realizadas na eDreams desde Portugal também aumentaram em quase 40% relativamente ao mesmo período do ano passado. Este Verão os portugueses optam pelo turismo nacional, convertendo Portugal na primeira eleição para os meses de Julho e Agosto, com especial destaque para destinos como a Madeira e os Açores. Espanha, França, Reino Unido e Itália completam o TOP5 para as férias em 2014.
Quando os portugueses vão de férias fora do seu país, optam principalmente por destinos cosmopolitas europeus. Deste modo, Londres e Paris são as cidades de eleição preferidas para este Verão, mas também Barcelona, Roma, Amsterdão, Budapeste e Atenas. Nos destinos de praia “lá fora”, Ibiza coloca-se no TOP 10 dos portugueses para este Verão.
Os dados da eDreams revelam ainda que se mantém a tendência, entre os portugueses, de comprar as férias de Verão à última da hora. Cerca de 70% das reservas foram realizadas entre Abril e Junho. A maioria dos que viajam este Verão optará por escapadas de entre 3 e 5 dias.