Portugal Vence 16 Óscares do Turismo Europeu 2014
Portugal Vence 16 Óscares do Turismo Europeu 2014. Depois de em 2013 somar nove World Travel Awards Europa de líder no Golfe ao Algarve como melhor destino de praias e a Madeira como melhor destino insular ou Lisboa como melhor destino para escapadelas, desta feita o país, que chegou à cerimónia com mais de 40 nomeações, bateu o recorde de óscares conquistados: 16, a que se juntam ainda duas distinções na divisão do Mediterrâneo e dez exclusivamente nacionais.
Lisboa foi a vencedora nas categorias de porto e destino de cruzeiros. A Madeira, recebeu a distinção de melhores ilhas para férias. A TAP com duas vitórias, como melhor companhia nas ligações para África e América do Sul. A Douro Azul, declarada melhor companhia de cruzeiros fluviais. E a Turismo de Portugal, o melhor organismo oficial de Turismo na Europa.
Os restantes prémios para Portugal cabem a grandes insígnias da hotelaria nacional, na maioria no Algarve e Madeira: entre outros, o Conrad (melhor resort de luxo), Bairro Alto Hotel (hotel em património histórico), Choupana Hills (boutique resort), Vila Joya (boutique hotel), The Vine (design hotel), Pestana Porto Santo (resort tudo-incluído), Pine Cliffs (hotel residences) ou Martinhal (villa resort). O país passa até a ostentar o "resort mais romântico da Europa", um prémio dado ao Vila Vita Parc.
Para Portugal vieram ainda mais "óscares", mas em categorias sub-regionais: a influência da proximidade deu vitórias na divisão do Mediterrâneo à Quinta da Casa Branca (boutique hotel) e ao Penha Longa (spa resort). A cerimónia inclui ainda prémios para os melhores de cada país representado e, nesta área, houve dez distinções, do Terra Nostra Garden Hotel ao Sheraton Algarve, da Pousada de Cascais ao Hotel Quinta do Lago ou Vilalara.
Fontes: World Travel Awards 2014 | Publico