Reguengos eleita Cidade Europeia do Vinho

Ver artigo

Reguengos eleita Cidade Europeia do Vinho com honra e muito orgulho. É assim que Reguengos de Monsaraz ostenta o título de Cidade Europeia do Vinho para 2015. A decisão foi tomada esta segunda-feira pelo júri reunido na assembleia-geral da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) realizada esta segunda-feira em Jerez de La Frontera, Espanha.

O Autarca José Calixto refere que "o facto de Portugal não ser apenas Sol e praia, mas claramente um país de vinho e enoturismo” e que “Queremos promover os vinhos de Reguengos, mas queremos também promover tudo o que é a cultura e o património juntando, simbolicamente, duas cidades: Évora e Elvas”.

Para o Autarca, esta nomeação “pode significar um palco que tem a ver com uma rede de cidades europeias produtoras de vinhos com territórios que têm a sua vida ligada à produção de vinho e ao enoturismo”.

O concurso Cidade Europeia de Vinho visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola europeu, tendo um carácter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede. Segundo a ordem estabelecida, o evento já passou por Portugal (Palmela), Itália (Marsala) e Espanha (Jerez de la Frontera).

A candidatura de Reguengos de Monsaraz apresentou como pontos mais relevantes a realização de eventos como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, Mercado Esporão Slow Food Alentejo, estágio para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região, presença na loja da ANA – Aeroportos de Portugal e acções de promoção nos aeroportos nacionais, participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a instalação do espaço “Vinho com Arte” no Palácio Rojão, para exposição, promoção, venda e provas de vinhos do concelho.

Site: www.cm-reguengos-monsaraz.pt


Escapadelas o site com as melhores escapadelas