Turismo, Vinhos e Cavalos na Quinta da Boavista, Penalva do Castelo, Beira Alta
Na quinta da Boavista, propriedade da Família Tavares de Pina, situada no Concelho de Penalva do Castelo, Beira Alta, a cerca de 25 minutos de Viseu e a 30 da Serra da Estrela, onde são produzidos os Terras de Tavares, mantemos um compromisso ético com a Natureza, respeitando-a o mais possível.
Para além de criarmos em completa liberdade cavalos de desporto vocacionados para o salto de obstáculos, cultivamos vinha, de forma sustentada, para obtermos produções baixas e naturais, que transformamos na adega com a maior dedicação e paixão, com recurso à menor intervenção possível e com o objectivo de realçar todas as qualidades intrínsecas.
A Quinta da Boavista, possui também uma unidade de enoturismo em que a conjugação dos vinhos aqui produzidos e a grastonomia de consciência tradicional e histórica, se harmonizam perfeitamente com a Natureza ainda preservada e a sobriedade e o bom gosto dos espaços interiores reservados aos visitantes.
A casa, uma construção em que predominam o granito e a madeira, está situada no vale do rio Lodares, que atravessa a propriedade, e data dos finais do sec XVIII. A Quinta da Boavista disponibiliza 2 apartamentos T1 e dois T2 integrados na casa principal, embora completamente independentes desta. Todos estão equipados com placa eléctrica e mini-bar embutidos em armário.
Existe ainda a Casa dos Rapazes, um T2, com as seguintes características:
Quarto com duas camas individuais e casa de banho completa.
Quarto com cama de casal e casa de banho completa.
Sala com recuperador e vista para a piscina.
Cozinha equipada.
Os hóspedes têm ainda à sua disposição diversos espaços verdes e salas que podem utilizar em regime comum.
Serviços: Aluguer de cavalos, Aluguer de bicicletas, Piscina, Bilhar, Canil, Campo de jogos, Organização de eventos (familiares ou empresariais)
Gastronomia: Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é um dos seus principais atractivos.
Os sabores da Sopa da Beira ou do Caldo Verde, das Migas à Lagareiro, do Arroz de Carqueja, do Rancho à Moda de Viseu, da Vitela Assada à Moda de Lafões, do Bacalhau ou do Polvo Assados à Lagareiro, do Cabrito Assado, do Arroz de Lampreia, das Trutas do Paiva, do Arroz de Pato, do Presunto, dos Enchidos (morcela, chouriça, farinheira)... fazem a delícia dos apreciadores.
As variedades de pão de mistura, de centeio, broa de milho acompanham a refeição ou o Queijo da Serra.
Com base em receitas antigas, o doce pode ser Leite Creme ou Arroz Doce à Moda da Aldeia, Pudim de Requeijão ou de Pão, Papas de Milho, ou uma variedade de bolinhos e pastéis tradicionais “de comer e chorar por mais”. Pastéis de Vouzela, Castanhas de Ovos de Viseu, Pastéis de Feijão do Patronato de Mangualde, Caçoilinhos do Vouga, Beijinhos, Cavacas...
Actividades: O leque de actividades disponíveis localmente, quer prestadas na quinta quer prestadas por entidades implantadas na região, e a sua considerável amplitude, desde desportos convencionais ou radicais, a cultura, passando por lazer e recreação, surpreendem qualquer pessoa menos familiarizada com as excelentes condições oferecidas por estas bandas, não só em termos de preços, mas principalmente em matéria de qualidade.
A inexistência de dependência do fenómeno da sazonalidade traduz-se numa alternativa muito vantajosa como destino turístico ao longo de todo o ano.
Acessos: A principal via de acesso é a IP5, que liga a fronteira de Vilar Formoso a Aveiro. Depois de sair em Mangualde tem pela frente 16 quilómetros de estrada sempre boa.
Contactos
Quinta da Boavista, 3550 – 058 Castelo de Penalva, Penalva do Castelo, Portugal
GPS: 40º38’28.08’’N 7º39’17,36’’W
Contacto: João Tavares de Pina Tel: +351 91 985 83 40 | e-mail:
Site: Quinta da Boavista | Reserve alojamento vai booking.com