Um dos penhascos com melhor vista no mundo fica na Madeira
Um dos penhascos com melhor vista no mundo fica na Madeira. O Cabo Girão, na Ilha da Madeira, é um promontório quase vertical com 589 metros de altura e um dos mais altos da Europa.
Agora a muito seletiva publicação Condé Naste escolheu os penhascos com melhor vista em todo o mundo, para rivalizarem com o Grand Canyon: são nove promontórios com grandes vistas e lá está o Cabo Girão.
No miradouro do que foi recentemente considerado um dos penhascos com uma das vistas mais bonitas do mundo, foi construída uma plataforma suspensa em vidro (skywalk), que permite uma melhor apreciação deste fenómeno da natureza. Com 589 metros de altura, o Cabo Girão está entre os 9 promontórios com grandes vistas em todo o mundo, segundo a publicação Condé Nast Traveler. A vista é de resto um dos principais atrativos do local e o motivo que leva milhares de turistas a fazerem ali uma paragem obrigatória na passagem pelo arquipélago.
A falésia possui no topo um miradouro e uma plataforma com fundo de vidro, instalada em 2012 para que os visitantes melhor apreciem a vista e a distância até ao fundo do penhasco, onde estão alguns campos de cultivo, denominados Fajãs do Cabo Girão (pequenos terrenos de cultivo junto à falésia). Até 2003 estes terrenos eram apenas acessíveis através de barcos. Nessa altura foi construído um elevador que permitiu um acesso mais facilitado aos agricultores.
Situado no concelho de Câmara de Lobos, na Região Autónoma da Madeira, do Cabo Girão é possível ver Câmara de Lobos e o Funchal. Este penhasco está entre os mais altos da Europa, atrás de, por exemplo, Hornelen na Noruega, com 860 metros, do Cabo Enniberg na Dinamarca, com 750 metros, de Vixía Herbeira na Corunha (Espanha), com 621 metros, ou de Slieve League na Irlanda, com 601 metros.
O Cabo Girão localiza-se no meio de dois vales de ribeiras que desaguam no Oceano Atlântico. As falésias estendem-se por cerca de três quilómetros. No cabo (pedaço de terra que se estende pelo oceano) existe ainda a capela de Nossa Senhora de Fátima construída em 1931. O Cabo Girão é também uma referência para os amantes de desportos radicais que ali podem praticar parapente (modalidade de voo livre) e base-jumping (salto de penhascos com paraquedas).
Fonte: Condé Naste (Inglês) | Reserve Alojamento na Madeira via Booking.com