Universidade de Coimbra classificada Património da Humanidade
A Universidade de Coimbra foi classificada este sábado Património Mundial da Humanidade, uma classificação atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Reunido no Camboja, o Comité do Património Mundial deliberou, esta manhã, que o bem “Universidade Coimbra. Alta e Sofia”, proposto por Portugal, possuía inquestionável valor universal excepcional e que merecia ser classificado como Património de toda a Humanidade.
A área classificada pela UNESCO está situada em duas zonas do centro histórico da cidade de Coimbra: uma na encosta da cidade, a Alta, e a outra na parte baixa, a Sofia.
A notícia foi recebida com enorme satisfação pelo reitor da Universidade, João Gabriel Silva, para quem a distinção vai reforçar o prestígio externo da instituição.
Por exemplo, em termos de “projectos de investigação, melhores parcerias”. O presidente da Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa, destaca, por seu lado, a importância que a classificação vai ter no turismo.
“Se olharmos para a lista de patrimónios classificados pela UNESCO, no mundo inteiro, não chega a mil. Fazer parte desse clube restrito é abrir as portas a uma curiosidade por parte de terceiros que se traduz a fluxo de visitantes muito acima dos anteriores”, sustenta, em declarações à Rádio Renascença.
A UNESCO reconheceu o mérito de uma candidatura que fez a ponte entre o passado e o futuro, recordando que foi na Universidade de Coimbra que nasceu a língua portuguesa.
Fonte: Rádio Renascença | Reserve alojamento em Coimbra via booking.com